• R. Marquês Amorim, 356-B, Boa Vista - Recife/PE

  • (81) 3797.9797 / (81) 3129.8991

  • (81) 9.8135-1563

  • educacao@interneduca.com.br

18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil

Dia Nacional do Livro Infantil

Estudos mostram que quanto mais as crianças leem, melhores alunos, ouvintes, leitores e escritores elas se tornam. Mas isso você já deve saber. Portanto, a Interne Educação aproveita que hoje – 18 de abril – se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil para reafirmar a importância da leitura no processo de crescimento da garotada, garantindo uma boa saúde mental e física.

Muitas influências na vida das crianças são absolutamente contrárias à prática da leitura, tais como, televisão, computador, vídeo games, e mesmo as tarefas da escola que são feitas em casa. Mas, encontrar um meio de incorporar este hábito nas atividades do dia a dia delas, pode até não ser tão difícil quanto parece.

Aprenda mais sobre os interesses de suas crianças. Desse modo você pode sugerir livros, artigos ou periódicos que abordam os temas preferidos delas. Além disso, alguns bons filmes são excelentes pontos de partida para motivar a leitura. Depois de assistir um filme, por exemplo, baseado em um livro ou conto, as crianças podem naturalmente ficarem motivadas ler tal história.

É saudável a criança dedicar parte do seu tempo para brincar, ter seus personagens preferidos e assistir desenhos, mas que também é fundamental receber o apoio dos pais para ler.

Um dos benefícios que a leitura oferece à criança é o de fazê-la entender melhor seus sentimentos. Ela precisa aprender a lidar com a raiva, com a alegria, com o medo, com a frustração, etc. Mas, diferente do adulto, ela não sabe se abrir e falar o que sente. Por isso, a história ajuda na forma de se expressar, seja por medo do vilão ou admiração pelo príncipe, por exemplo.

Existe, por exemplo, uma recomendação da Academia Americana de Pediatria que diz que os médicos devem orientar os pais a lerem em voz alta para os bebês como forma de estimular a linguagem, o desenvolvimento da alfabetização e o fortalecimento das relações afetivas entre eles.

A ênfase dada às crianças pequenas de até três anos tem uma explicação: os primeiros 36 meses de vida são cruciais para o desenvolvimento do cérebro e de habilidades como falar, aprender e pensar.

Portanto, o livro infantil faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

No 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato por ser a data do nascimento do referido escritor, um verdadeiro colosso da literatura infantil brasileira.

Lembre-se que a leitura faz bem não só para a mente, mas também para a saúde do corpo!

 

Fonte de pesquisa: http://portal.mec.gov.br

                                  http://saudeinfantil.blog.br/

Agenda de Cursos